terça-feira, 2 de junho de 2009

O medo de Laura

Na noite de quinta ou quando há pouco é sexta-feira, ninguém está de pé. A não ser que madrugue muito muito cedo, sofra de insonia ou seja tão torpe ao ponto de frenquentar lugares agrurentos como a rua da guia, s/n no meio da semana, eis nosso lar. E sim, estamos abertos nas quintas também porque, embora o movimento da casa não chegue à meia dúzia de marmanjos, é para o mau caratismo que trabalhamos.
Na quinta em questão, quatro ou cinco meninas divertiam os dois únicos rapazes que nos visitavam, um era o varãozinho, o outro era o conde de Florestia. Eu estava dividindo um charuto com Virgínia à janela porque particularmente não me apraz o cheiro de bode velho que o conde exala, muito menos à madame. Também discutiamos, como bons sócios, sobre a garota nova que chegara, Clementina. Fugitiva do Império Turco, ela não dizia uma palavra do português e para entendê-la, cabia às outras putas o trabalho de traduzir.
Quando a chuva começou a cair, apagamos o cigarro e decidimos abrir outra garrafa de vinho para esquentar. Enquanto ia à cozinha, senti que Laura me olhava numa expressão medonha, até descruzou as pernas e calçou os sapatos. Então levantou do divã e foi só o que vi porque cheguei ao outro cômodo. O vinho cheiroso me hipnotisava e o som dos saltos de Laura no tabuado da escada me fizeram rir e pensei "Finalmente o varão conseguiu levar nossa estrela para a cama".
Mas não foi nada disso que aconteceu porque em seguida o homem veio a mim atordoado, perguntando qual era o problema com aquela mulher como se eu soubesse lidar com mulheres. Tinha que saber, por isso subi as escadas e fui ter com a minha puta.
Laura tinha seu próprio quarto, d'ouro e carmim como o resto da casa. Não bati na porta, não havia porta fechada para se bater. Havia o cheiro de setim novissimo, o cheiro de velas novas, cheiro de quando o escuro do quarto de Laura ia embora e havia aquela moça de olhos tristes que tremia para acender mais uma vela. Ela não chorava por fora, mas enrolava os cachos no dedo anelar, o que significa que estava chorando por dentro.
"Volte ao trabalho" disse-lhe rígido.
"Não volto"
"Que há, menina, não seja folgada"
"Sou o que quiser, agora cale a boca e vá limpar a bunda do seu varãozinho"
Laura não era tão má, só quando lhe era conveniente. E se lhe era conveniente agora, algo estava muito errado. Franzi o cenho.
"Está bem, qual o problema?"
"Tenho medo do que me disse a macumbeira que mora na ponte" ela falou lombrada.
"Que isso tem a ver com seu trabalho?"
"As coisas vão mudar, Abelardo, a nossas coisas todas mudam a partir de hoje"
"Foi isso que aquela preta te falou?"
"Vá embora, avise a Virgínia que hoje não trabalho mais"
"As coisas não são assim, menina" E puxei-a pelo braço até o salão onde tudo parecia leve, inclusive nós que agora fingíamos.

Trovejou enquanto nos reuníamos aos homens da sala. Um barulho do outro lado da janela era surdo e quase não escutamos nada. Cassandra desprendeu-se do Conde e me contou que achava que alguém queria entrar. Respondi que mandasse entrar e, ao fazer isso, Laura segurou minha mão com força para machucar. Confessou que ainda estava com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário